Sustentabilidade: entenda o que é e como colocar em prática

Sustentabilidade: entenda o que é e como colocar em prática

Sustentabilidade

Sustentabilidade é um modelo de pensamento que prevê que a qualidade de vida só será garantida por meio do equilíbrio entre os pilares econômicos, ambientais e sociais. Em outras palavras, é um objetivo a longo prazo que envolve escolhas sobre como vivemos e nos relacionamos com o nosso ambiente.


Já o desenvolvimento sustentável é uma forma de crescimento que atende não só às necessidades atuais como também às das gerações futuras. Ou seja, são os caminhos e processos que devemos seguir para atingir a sustentabilidade.


As empresas desempenham um papel essencial para que possamos ter um futuro sustentável. Mas o que fazer para colocar esses conceitos em prática? Leia a seguir alguns exemplos.


Pagamento por serviços ambientais

Serviços ambientais são aqueles prestados pela natureza, beneficiando a sociedade como um todo. Para entender melhor, seguem alguns exemplos: sequestro de carbono pelas plantas, regulação dos fluxos hídricos, manutenção da qualidade da água e a beleza cênica dos ecossistemas.

O pagamento por esses serviços consiste em fornecer incentivos econômicos a proprietários de áreas naturais para que essas sejam protegidas. Dessa forma o benefício é mútuo — se por um lado há uma melhoria na qualidade do meio ambiente, por outro a empresa consegue compensar os impactos negativos que suas operações causam na natureza.

O Projeto Conservador das Águas é uma referência importante de pagamento por serviços ambientais, em que a comunidade local, o poder público e a iniciativa privada se unem em prol do meio ambiente.

Economia circular

Economia circular são modelos econômicos que evidenciam as oportunidades de negócios com processos cíclicos, em vez de lineares. Isso envolve repensar, reduzir, reparar e reciclar sua cadeia produtiva em lugar de produzir, usar e descartar. Não é algo simples de implementar, pois exige uma mudança do modelo de negócio, mas é uma estratégia definitiva em prol da sustentabilidade.

O relacionamento com o cliente torna-se mais duradouro e o produto assume uma função, pois o foco não é mais no consumo em si (Product as a Service). Locação de produtos em vez de compra e empresas que coletam e renovam seus próprios produtos são modelos de negócios que se desenvolvem dentro dos limites dos recursos naturais.

A Aliança para Acabar com os Resíduos Plásticos é uma iniciativa que segue o modelo de economia circular. Formada por mais de 40 empresas, tem o intuito de desenvolver e implantar soluções para minimizar os resíduos plásticos.

Energia solar fotovoltaica

O sistema fotovoltaico é composto de painéis que captam a luz do sol e a transformam em energia elétrica. Resumidamente funciona assim:

  1. a transformação da energia solar em elétrica ocorre por meio de células de silício, presentes no interior dos painéis fotovoltaicos;
  2. um inversor alterará o tipo de corrente gerada e quadros elétricos protegerão todo esse sistema de possíveis descargas e picos de energia;
  3. após aprovação da concessionária de energia e substituição do medidor será possível analisar a quantidade de energia gerada e transformar o excedente em crédito.

A energia solar é uma alternativa energética renovável, limpa e sustentável que já faz parte da matriz elétrica do país. Além de eliminar ou minimizar a conta de luz, é uma outra forma de as empresas garantirem um futuro sustentável. A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, fundada em 2013, representa o setor no Brasil e tem como principal atividade a divulgação dessa fonte de energia.

Como pudemos observar, não existe uma fórmula única para aplicar os conceitos de sustentabilidade em ambientes corporativos. Seja por meio de mudanças estruturais ou de ações simples, como reutilizar papel, reduzir o consumo de copos plásticos e reciclar o lixo, as empresas precisam exercer um papel central no desenvolvimento sustentável.

Compartilhe este post em suas redes sociais e conheça nossas práticas sustentáveis.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email